Os primeiros passos rumo a um guarda roupa perfeito

24/10/2017

Olá minha gente!

 

Depois de seis meses no Instagram, a partir de hoje o blog do SLZ STREET STYLE está oficialmente no ar!

 

E pra comemorar essa conquista, vou compartilhar com você uma série de posts que vão te ajudar a entender a ligação entre moda, autoconhecimento, empoderamento, estilo pessoal e consumo consciente.

 

IMPORTANTE: Pra não perder nenhum post dessa série, que modéstia a parte esta bem bacana, você pode se inscrever em nossa lista de e-mails, ficar atento ao nosso Instagram e Facebook. Muitos posts interessantes podem surgir através das suas indicações nesses canais!

 

Agora vamos ao que interessa...

 

Quantas vezes você parou em frente ao seu guarda roupa, lotado de peças que você talvez nunca tenha usado ou usado poucas vezes, e soltou um “não tenho o que vestir”? Você já parou pra pensar que talvez o seu guarda roupa não seja ideal para o seu estilo de vida (o contrário também vale)?

 

Isso aconteceu comigo durante muito tempo, e piorou depois que me tornei mãe. Foi um longo processo de autodescoberta até eu conseguir desenvolver sozinha, um estilo só meu.

 

Vamos refletir: qual a única coisa que você não pode deixar de fazer antes de sair de casa todas as manhãs? Você pode sair sem escovar os dentes (mas não abre a boca, ninguém merece), dá pra sair sem tomar café da manhã e até sem celular, mas pelado não dá. É até crime.

 

Desde que o mundo é mundo, a moda existe. Segundo a bíblia, ao experimentar a ‘vergonha’, Adão e Eva passaram a se cobrir com folhas. Em algum momento os homens pré-históricos perceberam que o couro dos animais que caçavam poderia ser transformado em vestimentas pra enfrentar os longos invernos. No Egito antigo, as túnicas usadas poderiam definir se você era escravo ou nobreza.

 

Não tem jeito, a moda faz parte do dia a dia da nossa sociedade e só restam duas opções: criticar (nesse caso esse post não é pra você) ou entender que ela é um reflexo da sociedade e que faz parte de movimentos sociais importantes da atualidade. Se você se encaixa no segundo perfil, continua lendo que esse post vai te ajudar muito!

 

Há controvérsias e muita história suja, mas há também vários sinais de mudança. Quer um exemplo?

 

A moda sem gênero é um manifesto solidificado por pessoas que não se deixaram impedir de usar criativamente aquilo que querem por causa de padrões pré-estabelecidos.

 

Outro exemplo: muitas mulheres passaram a vestir-se de acordo com o seu gosto pessoal, sem se basear nos padrões e modismos e no que devem ou não usar. Isso é um claro sinal de empoderamento feminino.

 

O turbante, que durante muito tempo foi rechaçado e desvalorizado, hoje é símbolo da resistência e empoderamento negro. Na foto, Gilmara Azevedo em uma sessão de fotos feita por mim. Em breve o ensaio completo!

 

  

O badalado estilista Ronaldo Fraga uma vez disse:

“A identidade é uma cidade que cada um carrega dentro de si.”

 

O que a gente consegue entender ao ler essa frase é que cada pessoa tem uma personalidade (identidade / cidade) e cada pessoa carrega dentro de si as ferramentas pra desenvolver um estilo pessoal, ou seja: um olhar individual sobre uma cultura coletiva.

 

A geração nascida entre os anos 80 e 2000, mais conhecida como Millenials, experimentou um boom de novidades: internet, computador, smartphone, aplicativos, livros pra baixar... E toda essa informação os fez inquietos, conectados e viciados em... viver!

 

Os Millenials transformaram os modelos de consumo e fazem parte deste grupo, pessoas que concordam que sucesso não é sinônimo de dinheiro e que marcas boas são sustentáveis e se preocupam com a representatividade. Eles abriram as portas para o início de uma nova era. 

 

Alguns dizem que é o início da Era de Aquário. Eu não duvido.

 

Quem conhece o mínimo de história está familiarizado com o fato de que sempre que uma era termina e outra começa há um período de convergência entre ambas, em que as pessoas estão aprendendo e entendendo o novo modelo social. Estamos vivendo essa fase: algumas pessoas concordam com a quebra de padrões, outras não e até que todos cheguem a um acordo, o que resta é estar atento e manter a tolerância e o respeito. Sempre.

 

Com a mudança de era, vieram os novos posicionamentos das marcas. Se antes as grifes criavam coleções a cada estação (e meia estação também!), hoje estão interessadas em coleções sustentáveis e baseadas no slow fashion. Se antes as marcas ditavam o que usar, hoje elas buscam inspiração no street style (estilo da rua) antes de criar uma nova coleção.

 

Selva Ruana, empreendedora de moda, criadora de acessórios, roupas e fantasias, trabalha também com consultoria de imagem e fotografia. A Selva ajuda empreendedoras paraenses divulgando o trabalho e incentivanto a participação delas em eventos que aumentem sua lcratividade.

 

 

Por ano, a indústria da moda movimenta cerca de 132 bilhões de reais, só no Brasil. É o segundo segmento da indústria que mais emprega. Então é necessário trabalhar com sustentabilidade e ética.

 

Agora que você já entendeu a importância da moda, só depende de você começar a realizar as mudanças necessárias para melhorar o seu estilo. E por isso, antes de finalizar o post, quero te propor um exercício:

 

Tire todas as roupas do seu guarda roupa, depois coloque de volta nele apenas as peças que você realmente usa. Em seguida pegue as roupas que sobraram e se pergunte se cada uma delas faz sentido no seu dia a dia, na sua rotina, ou se está lá apenas fazendo volume. Se pergunte: é confortável, é versátil, é a minha cara?

 

Se não for, tire do armário. Abrir espaço pro seu novo guarda roupa vai ser libertador!

 

Quando a gente questiona nosso life style, encontramos muitas respostas que nos ajudam em nosso processo de autoconhecimento e empoderamento. Mas esses são os temas do nosso próximo post!

 

Se você gostou desse conteúdo, curte, comenta e indica pra quem você acha que vai se interessar também! Assim a gente sabe se tá indo bem, se tá ajudando e seleciona as matérias você quer ver por aqui.

 

Vejo você no próximo post! Até lá!

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

ÚLTIMOS POSTS

Como escrever legendas que ENGAJAM!

May 28, 2020

Como passar CREDIBILIDADE nas redes sociais

May 17, 2020

1/15
Please reload

Cadastre-se agora e receba gratuitamente atualizações, artigos e dicas exclusivas para assinantes!

INSTAGRAM

ENTRE EM CONTATO:

julianaalso.c@gmail.com

  • Instagram - White Circle
  • YouTube - Círculo Branco
  • Facebook - Círculo Branco

Powered by: Juliana Also | 2020