Começando um novo estilo através da prática do empoderamento e do autoconhecimento

Olá minha gente!


No último post eu expliquei um pouco sobre a história da moda, de como ela faz parte do nosso dia a dia e da sua importância nos movimentos sociais atuais. Falamos também sobre o início de uma nova era e de como a moda como conhecemos está mudando e sendo diretamente afetada por um novo modelo de consumo.


Hoje vamos falar um pouco sobre a importância do empoderamento no estilo pessoal.


Mas antes de começar, quero que você pense um pouco sobre a sua rotina:


O que você faz da vida? Trabalha em escritório, na rua ou em home office? Você precisa viajar muito? Se você não trabalha, como é a sua rotina? Fica mais tempo na rua ou em casa? Qual o seu tipo de lazer? E por fim, que tipo de roupa se adequa à sua rotina?


Muitas vezes nós idealizamos um estilo de vida que não vivemos (ainda, vai na fé!) e passamos a basear nossas escolhas nessa idealização. Se alguma vez você abriu o guarda roupa e não tinha ‘nada pra usar’, isso significa que ou as suas roupas não estão batendo com o seu estilo de vida, ou o estilo de vida que você leva não é o que você quer.


Um rápido exemplo real oficial baseado em mim mesma:


Durante muito tempo eu abri meu guarda roupa pela manhã pra trabalhar e não gostava de nada. Não conseguia entender como aquelas peças que eu amei na arara simplesmente não faziam mais sentido pra mim. Foi quando passei a observar a minha rotina e percebi que eu tinha muitas roupas, mas a maioria delas era pra passear, ir pra balada e até saídas casuais. Praticamente nada de looks de trabalho.


Agora vamos calcular:


Se eu trabalhar de segunda à sexta das 8h às 18h (com intervalo, pelamorrr), são 8 horas do meu dia em que eu preciso estar segura e confortável. São 40 horas semanais e 160 horas por mês. Nada mais justo investir em um estilo que me deixe à vontade, que seja ergonômico e claro, bonito!


Fazendo a mesma conta em baladas: se eu saísse esses mesmos dias pra balada (hoje não mais, gente! hehehe), entre 22h e 3h da manhã, seriam 5 horas por dia, 25 horas por semana e 100 horas por mês. Bem menos né?


Entendeu? Conhecer a sua rotina vai te poupar tempo, vai te dar mais confiança e de quebra ainda vai te ajudar a diminuir a conta do cartão no final do mês, porque você vai passar a consumir menos.


Trabalha em um ambiente mais informal? Que tal experimentar fazer uma dobradinha, com um único look que dê pra usar no trabalho e na balada?



A blusa com brilhos dá vida ao look com calça e casaco jeans. Ótimo pra trabalhar em escritórios informais.



Durante uma entrevista a estilista Fernanda Yamamoto disse a seguinte frase:


“Nada tem tanta força de empoderamento quanto o autoconhecimento.”


O processo de autodescobrimento é emancipatório. É através dele que nos conscientizamos a respeito dos nossos valores e desejos. É quando descobrimos nossa forma de expressão e liberdade verdadeira, sem nos importarmos com o que acham a respeito.

É quando nós respeitamos o outro porque entendemos que cada pessoa é única, cada pessoa tem uma vivência e que, portanto, cada pessoa tem uma maneira de se expressar. E ainda assim, ninguém está certo nem errado.


Empoderamento é “a capacidade do individuo realizar, por si mesmo, as mudanças necessárias para evoluir e se fortalecer”.


Mais que isso, o empoderamento de um é o empoderamento de todos e o apoio emocional é fundamental pra estimular outras pessoas a encontrar a força necessária para assumir suas vidas sem medo. Uma sociedade empoderada é uma sociedade com bem estar econômico e social.


Portanto, pare um pouco e pense a respeito de quem você é. Quais necessidades precisam ser atendidas? Você está vivendo de acordo com o que acredita? Tem algo que precisa mudar ou melhorar?


Pode ser trabalhoso, mas eu garanto, a recompensa é maravilhosa!


A gente se vê no próximo post, onde finalmente vamos conversar sobre estilo pessoal com exemplos reais de pessoas que fotografei na rua. Até lá!

ÚLTIMOS POSTS

Cadastre-se agora e receba gratuitamente atualizações, artigos e dicas exclusivas para assinantes!

INSTAGRAM

ENTRE EM CONTATO:

julianaalso.c@gmail.com

  • Instagram - White Circle
  • YouTube - Círculo Branco
  • Facebook - Círculo Branco

Powered by: Juliana Also | 2020