KYLIE JENNER IS ON FIRE!



Aos 20 anos, a irmã de Kim Kardashian estampou recentemente a capa da revista de economia Forbes, como a mais jovem no Ranking de Empreendedoras Americanas Mais Ricas.


Em 2015, Kylie Jenner lançou a Kylie Cosmetics, faturando cerca de 330 milhões até 2017.


Os produtos que variam entre batons líquidos, paletas de sombras, pincéis e iluminadores vendidos exclusivamente no site da marca são considerados o must have para jovens adultas e garotas mais antenadas com o mundo da beleza.


Em 2018 as notícias não poderiam ser melhores: o faturamento alcançou a marca de 800 milhões de dólares.


Juntando este montante aos contratos pessoais com empresas como a Puma, a fortuna de Kylie equivale a 900 milhões de dólares.


Para 2019, se as vendas continuarem neste ritmo, a previsão é de que a empresária deve bater o recorde de bilionária mais jovem da história, aos 21 anos, ultrapassando Mark Zuckerberg que entrou para a lista aos 23.



Por trás da make


Para os poucos que ainda não conhecem a história, aqui vai um brevíssimo resumo de como Kylie fez da sua insegurança um negócio quase bilionário em apenas 3 anos.


Quando o primeiro episódio de Keeping Up With The Kardashians foi transmitido, Kylie era uma criança de 10 anos que chamava pouca atenção junto de sua irmã, a hoje modelo Kendall e o único irmão da família, Rob, diante do trio principal composto por Kim, Kourtney e Khloe.


Conforme a fama aumentava, os irmãos Kardashian-Jenner eram orientados pela matriarca, Kris Jenner a fecharem contratos milionários.

Kylie cresceu se sentindo a deriva, o que fez a ‘momager’ - junção de mom (mãe) + manager (agente) - conseguir com que ela criasse coleções para a fast fashion Top Shop e esmaltes para a Sinful Collors.


Na adolescência, Kylie achava seus lábios muito pequenos e logo se viu aprendendo em tutoriais do Youtube e com os maquiadores que a preparava para aparições, como usar a maquiagem para dar a impressão de que sua boca era maior.


Notando que não conseguia encontrar um lápis de boca da mesma cor que o batom, ela resolveu investir 250 mil dólares em 15.000 unidades de “lipkits” que continham um batom e um contorno de boca, ambos da mesma cor e vendidos por 29 dólares cada, em várias tonalidades buscando atender os mais variados tons de pele.


Um minuto após o lançamento totalmente online, os kits estavam esgotados.


Foi fácil perceber a oportunidade de negócio que estava em suas mãos: em fevereiro de 2016, os lipkits foram relançados, dessa vez com 500 mil unidades e no final do mesmo ano, a sua coleção de férias alcançou quase 19 milhões de dólares em 24 horas.


Um ano após o lançamento, a empresa já possuía 50 produtos.


Um dos segredos para o alto faturamento é a quantidade de envolvidos: com apenas 7 funcionários em período integral e 5 em meio expediente, todo o processo de fabricação, embalagem, vendas e relações públicas é terceirizado, por isso, as despesas são pequenas e os lucros são enormes, indo direto para o bolso de Jenner.



Influencer Who?


Kylie acredita que as grandes responsáveis pelo sucesso da empresa sejam as redes sociais: através do Instagram pessoal que contabiliza 110 milhões de seguidores, ela tem fácil acesso aos fãs e clientes.


E mais: ela nunca precisou contratar ninguém para endossar a marca, uma vez que ela mesma é a garota propaganda da empresa.


Após uma breve tentativa de pop ups em lojas de varejo, o custo de produção encarecia os investimentos e no final do dia, não a deixava mais rica. Sendo assim, todas as vendas são feitas exclusivamente online.


Acompanhamos diariamente um pouco do life style vendido pela empresária através do Instagram, com dicas de make e claro, link para venda!



A polêmica da capa


O que chamou atenção na capa não foram os números e o sucesso da empresária, mas o termo utilizado para definir a sua história como empreendedora.


Ao lado da foto em que Kylie veste um terninho, cabelos amarrados e make leve, a chamada que dizia: “At 21, she´s set to be the youngest-ever-self-made billionaire. Welcome to the era of extreme fame leverage”, algo como “ Aos 21, ela se prepara para ser a bilionária por conta própria mais jovem da história. Bem vindo à era da alavancagem extrema da fama.”


Algumas pessoas criticaram o termo self-made-bilionaire alegando que com dinheiro para investir, qualquer um faz sucesso.


Vamos analisar os fatos:


1. Não existia a empresa Kylie Cosmetics antes da Kylie Jenner.

2. Independente de ela ter aporte para investir, ela construiu um verdadeiro império da beleza aos 20 anos.

3. Por ter nascido em uma família rica, Kylie poderia ter optado por não trabalhar e gastar seus dólares em viagens pelo mundo.


Não há dúvidas de que a família Kardashian-Jenner carrega consigo o signo de influência e poder como há tempos não víamos e que qualquer investimento que carrega um destes sobrenomes terá muita visibilidade.


Mas sucesso é outra coisa. E a Kylie Cosmetics é sim, um case de sucesso no empreendedorismo feminino.



Cinco coisas que aprendemos com Kylie Jenner


1. Acredite na sua marca: se Kylie não acreditasse no potencial do seu empreendimento, ela jamais se colocaria à frente como garota propaganda.

2. Comunique a sua ideia: não adianta, por melhor que seja o seu produto / serviço, ele não vale nada se não for comunicado. As redes sociais possibilitam grande visibilidade e pouco (ou nenhum) custo.

3. Faça investimentos inteligentes: Kylie poderia ter insistido em pop ups no varejo, mas ela entendeu que o valor de produção seria maior do que se as vendas fossem feitas apenas pelo site.

4. Sempre é tempo: muito nova, muito velha, isso não existe! O melhor momento para fazer o seu negócio crescer é agora.

5. Branding é tudo: tanto no perfil pessoal, quanto no da marca, a linguagem utilizada é muito peculiar e segue um padrão e tema próprio, reafirmando um posicionamento, aumentando o engajamento e as vendas!


Para a grande maioria das mulheres, não é fácil viver em um mundo que nos obriga a alcançar padrões de beleza inalcançáveis.


O que nos diferencia de Kylie, é o fato de que fez da sua insegurança um negócio de sucesso com uma base sólida e muito retorno de investimento.


Será que Jenner irá estampar novamente a capa da Forbes, dessa vez como a bilionária mais jovem da história?


O que nos resta é acompanhar os próximos capítulos enquanto desejamos cada novo lançamento da Kylie Cosmetics.

ÚLTIMOS POSTS

Cadastre-se agora e receba gratuitamente atualizações, artigos e dicas exclusivas para assinantes!

INSTAGRAM

ENTRE EM CONTATO:

julianaalso.c@gmail.com

  • Instagram - White Circle
  • YouTube - Círculo Branco
  • Facebook - Círculo Branco

Powered by: Juliana Also | 2020