FASHION WEEKS PARA INICIANTES

09/08/2018

Desfile de outono/inverno Saint Laurant na Paris Fashion Week de 2018. Foto: Reuters.

 

 

As semanas de moda ocupam um lugar de encanto e mistério na imaginação de muitas pessoas, principalmente na dos mais fashonistas. A correria nos bastidores desses eventos pode assustar quem vê de fora, mas é mais simples entender sobre as Fashion Weeks do que você imagina.

 

Elas acontecem duas vezes ao ano: de janeiro a abril são expostas as coleções de outono/inverno e de setembro a novembro, as coleções de primavera/verão.

 

Como o nome diz, esse evento dura aproximadamente uma semana e serve como vitrine para grandes criadores mostrarem suas últimas coleções de vestuário, calçados, acessórios, joalheria e outras áreas que fazem parte da indústria da moda.

 

As Fashion Weeks mais conhecidas são as de Milão, Paris, Londres, Nova York e Berlim. No Brasil, a São Paulo Fashion Week é a semana mais importante do país, seguida pela Fashion Rio.

 

Mas o trabalho que precede as semanas de moda ocorre meses antes do lançamento das coleções, antes mesmo da estação referente, dando tempo para a imprensa, compradores, investidores e possíveis parceiros absorverem as novas tendências que virão, num trabalho pautado na contemporaneidade, no que as pessoas falam e no que faz sentido pra elas, com visão vanguardista na maioria das vezes.

 

Existem dois grandes níveis de segmentação do mercado de moda, sendo o de Haute Couture (alta costura e sob medida) e o de Prêt-à-porter (pronto para vestir). Recentemente, um terceiro nível de segmentação tem chamado bastante atenção: o Cruise/Resort e Pre-Fall.

 

O termo Haute Couture, significa ‘costura de qualidade’ ou ‘costura excelente’. Com peças feitas à mão, oferece o máximo em qualidade e opera com um padrão acima dos estilistas de Prêt-à-porter.

 

O Prêt-à-porter é um produto de moda que não é feito sob medida e nem sob encomenda de um cliente em particular. As roupas possuem tamanhos predefinidos e são fabricadas industrialmente.

 

Já o segmento Cruse/Resort e Pre-Fall apresentam coleções de transição de estações antes da semana de moda, trazendo menos looks e novas tendências. É quando as marcas apresentam versões mais comerciais dos seus produtos.

 

 

A primeira Fashion Week conhecida mundialmente aconteceu na cidade de Nova York, na década de 40. De lá pra cá, muitas tendências foram lançadas, tabus foram quebrados e peças antes impossíveis de serem usadas, hoje em dia são comuns - hello, mini saia!

 

A moda faz parte do nosso dia a dia e é capaz de provocar mudanças inimagináveis na sociedade. Nos resta entender que cada um tem seu lugar ao sol e que o que antes era visto como fútil, hoje movimenta bilhões na economia mundial todos os anos.

 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

ÚLTIMOS POSTS

Como escrever legendas que ENGAJAM!

May 28, 2020

Como passar CREDIBILIDADE nas redes sociais

May 17, 2020

1/15
Please reload

Cadastre-se agora e receba gratuitamente atualizações, artigos e dicas exclusivas para assinantes!

INSTAGRAM

ENTRE EM CONTATO:

julianaalso.c@gmail.com

  • Instagram - White Circle
  • YouTube - Círculo Branco
  • Facebook - Círculo Branco

Powered by: Juliana Also | 2020