FASHION WEEKS PARA INICIANTES


Desfile de outono/inverno Saint Laurant na Paris Fashion Week de 2018. Foto: Reuters.

As semanas de moda ocupam um lugar de encanto e mistério na imaginação de muitas pessoas, principalmente na dos mais fashonistas. A correria nos bastidores desses eventos pode assustar quem vê de fora, mas é mais simples entender sobre as Fashion Weeks do que você imagina.


Elas acontecem duas vezes ao ano: de janeiro a abril são expostas as coleções de outono/inverno e de setembro a novembro, as coleções de primavera/verão.


Como o nome diz, esse evento dura aproximadamente uma semana e serve como vitrine para grandes criadores mostrarem suas últimas coleções de vestuário, calçados, acessórios, joalheria e outras áreas que fazem parte da indústria da moda.


As Fashion Weeks mais conhecidas são as de Milão, Paris, Londres, Nova York e Berlim. No Brasil, a São Paulo Fashion Week é a semana mais importante do país, seguida pela Fashion Rio.


Mas o trabalho que precede as semanas de moda ocorre meses antes do lançamento das coleções, antes mesmo da estação referente, dando tempo para a imprensa, compradores, investidores e possíveis parceiros absorverem as novas tendências que virão, num trabalho pautado na contemporaneidade, no que as pessoas falam e no que faz sentido pra elas, com visão vanguardista na maioria das vezes.


Existem dois grandes níveis de segmentação do mercado de moda, sendo o de Haute Couture (alta costura e sob medida) e o de Prêt-à-porter (pronto para vestir). Recentemente, um terceiro nível de segmentação tem chamado bastante atenção: o Cruise/Resort e Pre-Fall.


O termo Haute Couture, significa ‘costura de qualidade’ ou ‘costura excelente’. Com peças feitas à mão, oferece o máximo em qualidade e opera com um padrão acima dos estilistas de Prêt-à-porter.


O Prêt-à-porter é um produto de moda que não é feito sob medida e nem sob encomenda de um cliente em particular. As roupas possuem tamanhos predefinidos e são fabricadas industrialmente.


Já o segmento Cruse/Resort e Pre-Fall apresentam coleções de transição de estações antes da semana de moda, trazendo menos looks e novas tendências. É quando as marcas apresentam versões mais comerciais dos seus produtos.



A primeira Fashion Week conhecida mundialmente aconteceu na cidade de Nova York, na década de 40. De lá pra cá, muitas tendências foram lançadas, tabus foram quebrados e peças antes impossíveis de serem usadas, hoje em dia são comuns - hello, mini saia!


A moda faz parte do nosso dia a dia e é capaz de provocar mudanças inimagináveis na sociedade. Nos resta entender que cada um tem seu lugar ao sol e que o que antes era visto como fútil, hoje movimenta bilhões na economia mundial todos os anos.





ÚLTIMOS POSTS

Cadastre-se agora e receba gratuitamente atualizações, artigos e dicas exclusivas para assinantes!

INSTAGRAM

ENTRE EM CONTATO:

julianaalso.c@gmail.com

  • Instagram - White Circle
  • YouTube - Círculo Branco
  • Facebook - Círculo Branco

Powered by: Juliana Also | 2020