AFINAL, QUEM É O PÚBLICO DO SEU NEGÓCIO DE MODA?




Você sabe quem são as pessoas que compram os seus produtos ou serviços?


Se a sua resposta for não, cuidado! Esse é um erro de principiantes que acaba levando muitos negócios de moda à falência.


De acordo com o Estudo Setorial Comércio Varejista de Acessórios, lançado pelo Sebrae, os artigos de vestuário estão em 5º lugar entre os maiores gastos da família brasileira, logo atrás de habitação, alimentação, transporte e saúde.


Os consumidores de moda estão divididos em quatro perfis, sendo:


O funcional (50,7%) - escolhe suas compras de acordo com o que já possui e é frequentador de liquidações.


O seguidor (36,8%) - gosta de moda e sempre procura novidades.


O independente (8,5%) - só consome roupas e acessórios quando há necessidade.


O multiplicador (4%) - é o primeiro a investir em tendências, lê e se informa sobre moda e consome marcas exclusivas.


Dentre esses perfis, o multiplicador tem maior gasto pessoal, acompanhado pelo perfil dos seguidores.


Aquela frase que diz “quem quer agradar todo mundo, acaba não agradando ninguém” é a mais pura verdade porque como vimos, cada grupo de consumidores é diferente do outro e requer uma linguagem própria de comunicação.


O seu público alvo é um grupo de pessoas com um interesse em comum e quando você se dedica a conhecer mais dos hábitos e interesses dessas pessoas todo o seu esforço será voltado para ações que realmente vão dar resultado.


Lembrando que definir um público alvo não te impede de alcançar outras pessoas, pelo contrário: quanto mais você aprende sobre o seu negócio e se torna especialista no seu produto ou serviço, mais as pessoas irão acreditar na mensagem que a sua marca quer passar e naturalmente farão propaganda dela.


Como começar:


Depois de definir o perfil das pessoas que você quer alcançar, uma maneira simples de saber se a sua mensagem está chegando a elas é conferir as informações de público das suas redes sociais.


Lá você irá encontrar dados importantes como o gênero, principais localizações, faixa etária e os horários de maior acesso às suas publicações.


Com essas informações em mãos, duas coisas podem acontecer: você descobrir que o seu público atual é exatamente o que você quer trabalhar ou perceber que ainda não chegou lá...


Se você está na segunda situação, a minha dica é: compare as informações e trace uma nova estratégia de comunicação para ir mudando aos poucos o perfil do seu público.


Não se esqueça de pensar em todos os detalhes, pois todo o conteúdo que você criar deve ajudar a resolver algum problema dessas pessoas, além de claro, reforçar a mensagem do seu negócio de moda.

ÚLTIMOS POSTS

Cadastre-se agora e receba gratuitamente atualizações, artigos e dicas exclusivas para assinantes!

INSTAGRAM

ENTRE EM CONTATO:

julianaalso.c@gmail.com

  • Instagram - White Circle
  • YouTube - Círculo Branco
  • Facebook - Círculo Branco

Powered by: Juliana Also | 2020