FASHION BRANDING CASE: CAMILA COUTINHO

18/10/2018

 

Hoje eu começo uma nova tag no blog chamada Fashion Branding Case, onde eu irei trazer cases de sucesso do Branding na moda.

 

Quem me acompanha no Instagram sabe que eu terminei recentemente a minha formação em Fashion Branding e para o meu trabalho de conclusão de curso eu deveria fazer uma análise completa sobre alguma marca.

Como eu adoro um bom desafio, resolvi falar sobre uma marca pessoal e escolhi a Camila Coutinho por ser a minha blogueira preferida e porque assim como ela, eu adoro comunicação de moda.

 

 

Sobre Camila Coutinho

 

A recifense Camila Coutinho criou em 2006 o primeiro blog de moda do Brasil. O Garotas Estúpidas nasceu em uma madrugada insone e era um espaço livre onde Camila e as suas amigas podiam trocar ideias sobre as celebridades e outras coisas consideradas “estúpidas”.

 

Em pouco tempo o blog começou a alcançar novos públicos, mas as amigas de Camila não se interessaram em levar a ideia adiante, mesmo assim, ela resolveu levar o blog adiante e investir no que seria o seu futuro negócio. O nome veio em homenagem à música Stupid Girls da cantora Pink e como a blogueira, influencer e empresária define em seu livro lançado em 2018, Estúpida, Eu? “É sobre se autozoar para não ser zoada”.

 

 

Mudança de Identidade

 

Quanto mais experiente ficava, mais Camila percebia a necessidade de conversar com um novo público, dessa vez mais adulto, visto que o público do Garotas Estúpidas é em sua maioria formado por jovens. Foi quando as celebridades deram espaço à conteúdos sobre moda, lifestyle e comportamento. A linguagem mudou, indo do tom humorístico ao jornalístico e apenas quatro anos depois, o Garotas Estúpidas foi considerado um dos 99 blogs mais influentes do mundo pelo site Signature9.

 

Em 2015, Camila foi eleita pela Forbes um dos 30 jovens brasileiros mais influentes com menos de 30 anos e em 2017 e entrou para a lista do Business of Fashion, que seleciona anualmente os quinhentos nomes mais importantes do mercado.

 

Camila separou a sua conta pessoal do Instagram da do blog e através das suas atualizações diárias ela compartilha com seus mais de 2 milhões de seguidores fotos do seu life style misturadas aos compromissos de trabalho, viagens, looks e publieditoriais.

 

É através desta rede social que ela se comunica e expande seu trabalho com marcas que vão desde fast fashion até alta costura.

 

 

A importância do networking

 

Depois de 12 anos no mercado, Camila criou um networking forte e realizou muitos de seus projetos com ajuda de amigos. Nas redes sociais os comentários dos seguidores são em sua maioria elogiando-a, fora isso, ela possui parcerias firmes com marcas conceituadas.

 

 

Já estampou capas de revistas nacionais e internacionais, falando inclusive de negócios e em 2018 lançou o seu próprio livro que em homenagem ao seu blog, se chama “Estúpida, eu?”.

 

 

A lista de amigos da influencer varia entre artistas nacionais e internacionais indo de atores, apresentadores, cantores passando por nomes fortes da moda e influencers.

 

Camila com Giovana Ewbank, Camila Coelho e Bruna Marquezine respectivamente

 

Quando convidada no programa Entrevista com Bial, Camila  falou que a sua missão atual é criar conteúdo com representatividade, ou seja, que englobe o máximo de pessoas diferentes possíveis e democratize a moda.

 

Após o lançamento de seu livro, a sua visão para o futuro ainda está relacionada à moda, porém dessa vez voltada para a comunicação e para a parceria entre marcas e influencers que ela mesma já intermedia com sua equipe.

 

Ainda na entrevista, Camila se posiciona como uma figura Hi Lo (High & Low), ou seja, mistura peças luxuosas com outras esportivas e básicas e com isso atinge diversos públicos, desde os que estão em busca de looks de fast fashion até os que buscam inspirações de alta costura.

 

 

Identidade Visual

 

As cores do Garotas Estúpidas, atualmente são predominantemente branco, com letras pretas e apenas o logo do site vermelho.

Em seu livro, Camila também utiliza a mesma cartela de cor e fotos em preto e branco para introduzir cada novo capítulo.

 

 

Rotina de Empresária

 

Como fundadora do Garotas Estúpidas, ela cria conteúdo para o site, faz propagandas e publieditoriais e vende um life style gente como a gente, nos bastidores cheios de glamour da moda, mas seu carro chefe é a criação de conteúdo sobre moda, beleza, comportamento e negócios.

 

Camila também já criou coleções e até uma linha de esmaltes.

 

 

O que podemos aprender com Camila Coutinho?

 

A sua é marcante e deixa fãs por onde passa. Por ser aberta e acessível ao seu público, ela cativa cada dia mais seguidores, o que faz o interesse de grandes marcas aumentar, buscando parcerias e ajudando a fortalecer ainda mais a sua fama de mulher de negócios.

 

São muitas capas, prêmios, matérias e conteúdos disponíveis na internet – inclusive em seu site – que só reforçam a força da influência de Camila. De maneira sutil, ela comenta que é fundadora do primeiro blog de moda do Brasil, o que imediatamente lhe garante um ar de experiência e autoridade em seu segmento.

 

É convidada para a primeira fila dos desfiles mais disputados, veste marcas populares e luxuosas, usa o bom humor e se relaciona como ninguém.

 

Apesar de seu número de seguidores subir sem parar, Camila é uma pessoa mais discreta e se expõe na medida, deixando alguns fãs curiosos e um pouco frustrados por saberem pouco da sua vida pessoal.

 

De qualquer maneira, o que podemos aprender com a sua história que é preciso criar as próprias oportunidades e construir uma rede de contatos sólida para alcançar o sucesso na carreira, seja ela qual for.

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

ÚLTIMOS POSTS

Como escrever legendas que ENGAJAM!

May 28, 2020

Como passar CREDIBILIDADE nas redes sociais

May 17, 2020

1/15
Please reload

Cadastre-se agora e receba gratuitamente atualizações, artigos e dicas exclusivas para assinantes!

INSTAGRAM

ENTRE EM CONTATO:

julianaalso.c@gmail.com

  • Instagram - White Circle
  • YouTube - Círculo Branco
  • Facebook - Círculo Branco

Powered by: Juliana Also | 2020