COMO CRIAR TEXTOS PARA O INSTAGRAM

01/11/2018

 

O Instagram começou como uma rede social de fotografias com espaço para legendas. E sobre as fotos: só cabiam as quadradas, além disso, não havia a versão para desktop, alguém lembra?

 

Com o passar dos anos o aplicativo foi incorporando novas funções, as fotos agora podem ser retangulares, verticais ou horizontais, temos também os carrosséis e os vídeos.

 

E a evolução também aconteceu nos textos: agora eles aceitam emojis e hashtags.

 

Diante de tantos novos formatos para a criação de conteúdo, saber escrever boas legendas é fundamental para contextualizar suas postagens.

 

Um estudo recente realizado pela Quintly mostrou alguns dados interessantes que eu vou compartilhar aqui.

 

Atualmente, os posts que conseguem maior interação são os em que a legenda varia entre 0 e 150 caracteres.

 

O uso de hashtags deve variar de 1 a 5. Utilize 3 hasthags específicas do seu nicho ou negócio e o restante delas deve ser relacionado ao conteúdo do post.

 

Nesse ponto eu quero abrir um parênteses.

 

O Instagram permite até 30 hashtags em um post, o que resulta numa poluição visual no seu texto. Isso justifica o fato dos usuários terem pouca tolerância para hashtags.

 

Porém, na minha opinião e de muitos especialistas de marketing digital, uma boa maneira de fazer o bom uso das hashtags é postando-as como um comentário da sua foto.

 

Assim o seu texto fica limpo e o seu seguidor não se cansa do seu conteúdo com facilidade.

 

Quantos aos emojis, seguimos o mesmo raciocínio das hashtags: utilizar com moderação, de 3 à 5 é o sulficiente.

 

Mas ainda assim, todas essas informações não são determinantes, afinal, cada negócio tem uma maneira própria de se comunicar.

 

Algumas idéias de conteúdo que podem te ajudar na criação de um bom texto:

 

1. Repostar o conteúdo que os seus clientes criam, fazendo o uso de marcações e hashtags próprias.

 

2. Postar fotos dos seus produtos com moderação, seguindo o princípio de pareto ou 80x20, que significa que a cada 10 posts que você publica, apenas 2 devem ser sobre venda direta.

 

3. Divulgar os seus bastidores cria aproximação e um relacionamento mais vida real, criando identificação com os seus seguidores.

 

4. Use o #tbt para relembrar conquistas, assim além de contar um pouco da sua história para novos seguidores, faz uma propaganda da sua marca sem querer (querendo)...

 

5. Comemorar conquistas também é importante: cada ciclo de novos seguidores, cada novo cliente e parceria pode e deve ser compartilhado.

 

6. O Instagram é uma rede social de imagem, e pessoas gostam de ver outras pessoas, por isso, humanize seus conteúdos publicando mais fotos de pesssoas.

 

7. Fazer tutoriais é uma ótima maneira de reter a atenção do seu público e criar autoridade no que você faz. Invista neles.

 

As únicas coisas que nasceram com o Instagram e continuam no aplicativo até hoje são as fotos e as legendas. As fotos podem ser substituídas por vídeos e carrosséis, mas o texto ainda não tem nenhum substituto à altura, por isso, identifique linguagem do seu negócio de moda e escreva. Muito.

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

ÚLTIMOS POSTS

Como escrever legendas que ENGAJAM!

May 28, 2020

Como passar CREDIBILIDADE nas redes sociais

May 17, 2020

1/15
Please reload

Cadastre-se agora e receba gratuitamente atualizações, artigos e dicas exclusivas para assinantes!

INSTAGRAM

ENTRE EM CONTATO:

julianaalso.c@gmail.com

  • Instagram - White Circle
  • YouTube - Círculo Branco
  • Facebook - Círculo Branco

Powered by: Juliana Also | 2020