POSICIONAMENTO POLÍTICO: DEVO FALAR SOBRE ISSO NAS REDES SOCIAIS DO MEU NEGÓCIO DE MODA



Antes de mais nada, esse post não veio falar sobre candidatos, partidos e corrupção, ele é uma análise crua do que acontece tanto com as marcas que se posicionam quanto com as que não, nas redes sociais.


Ao contrário do que muitas pessoas ainda imaginam, a moda pode sim ser um ato político. A moda sem gênero, o aumento de modelos com corpos reais e de mulheres negras nas passarelas e revistas são apenas alguns exemplos disso.


O que acontece é que muitas pessoas confundem o posicionamento com se posicionar. O posicionamento é algo que a marca constrói desde o seu nascimento, é o que rege todas as ações da empresa, é o que ela e seus funcionários defendem.


Seria perfeitamente condizente que a Osklen, marca que apóia o design sustentável, assumisse um posicionamento a favor de um candidato que tivesse o meio ambiente como principal iniciativa de governo, por exemplo.


Se posicionar é diferente, acontece geralmente por impulso e é quando uma marca que nunca criou uma linguagem política, nunca apoiou uma causa ou sequer fala sobre o assunto começar a falar do que não sabe.


Se você está decidido a entrar nesse assunto nas redes sociais do seu negócio de moda, a minha sugestão é a mesma em relação aos seus conteúdos rotineiros: entenda do assunto.


O importante é que quando você o fizer, você tenha experiência e embasamento crítico para argumentar sem se deixar ofender pelos haters ou pior ainda, ofender seus clientes.


Prós e contras de se posicionar


Prós: ganho de seguidores que compartilham o mesmo posicionamento político, aumento de autoridade e respeito no mercado, apoiar algo que realmente acredita.


Contras: perder seguidores e clientes que discordam do seu posicionamento político, não conseguir argumentar, perder a paciência ou ofender alguém.


Prós e contras de não se posicionar


Prós: não se perder em meio à discussões e possíveis ofensas, ter (quase) certeza de que não ofenderá ninguém e conseguir analisar melhor o todo, sem se envolver pessoalmente.


Contras: ser visto como uma marca sem personalidade e no pior dos casos, parecer que apoia causas opostas, independente de quais elas sejam e de quem venham, por isso optou por se calar.


É importante lembrar que durante esse processo você irá ganhar muitos seguidores, mas também poderá perder boa parte do seu público, afinal, ninguém pode agradar todo mundo e tudo bem, isso é uma escolha unicamente sua.

ÚLTIMOS POSTS

Cadastre-se agora e receba gratuitamente atualizações, artigos e dicas exclusivas para assinantes!

INSTAGRAM

ENTRE EM CONTATO:

julianaalso.c@gmail.com

  • Instagram - White Circle
  • YouTube - Círculo Branco
  • Facebook - Círculo Branco

Powered by: Juliana Also | 2020