Perdendo o medo de falar em público

Tem gente que adora falar em público, sabe explicar como ninguém os seus pontos de vista e tem muita desenvoltura. Outras pessoas morrem de medo, ficam nervosas e suando frio diante dessa situação. Qual dessas pessoas é você?


No vídeo de hoje eu vou te ajudar a entender de onde esse medo vem, e mais: eu vou compartilhar com você como eu perdi o meu medo de falar em público:


Você já reparou que as crianças não tem um pingo de vergonha?A minha filha por exemplo, tem dois anos, já fala quando gosta das coisas e quando não gosta também...


Durante a minha infância eu participei de tudo o que vocês possam imaginar: danças juninas, feiras de ciências, teatro e não sentia vergonha.


Quando ainda bebês, somos estimulados a sentar, depois engatinhar, depois andar… Os nossos pais são os nossos maiores apoiadores nos primeiros anos de vida, pelo menos em tese.


O fato é que nós nascemos sem a menor vergonha de errar, caímos diversas vezes e não desistimos até andar, mas para onde vai essa falta de vergonha quando a gente cresce?


Respondendo à essa pergunta, acredito (e não sou só eu) que a escola poda a nossa ousadia e curiosidade. O nosso sistema de ensino cria operários e operários não devem ser criativos, mas simplesmente cumprir suas funções e a única coisa que interessa é ficar acima da média, mas eu te pergunto: você quer ser uma pessoa mediana?


No último período da faculdade eu tive que fazer a minha monografia e o meu medo de falar para a banca era tão grande que alimentava outro medo: o de perder 3,5 anos de estudo e ter que repetir um semestre.


Esses medo me fez estudar e poder escolher um tema que eu gostava me deu mais estímulo para aprender. Assim, o medo de falar com a banca foi embora e o resultado: aprovada com 10!


Foi durante a minha apresentação que eu tive um insight: quanto mais eu estudo menos medo eu sinto


DICAS:

- Se torne um expert;

- Saiba que errar faz parte do aprendizado;

- Escolha agora: nunca errar e não ter sucesso ou errar, solucionar e aprender com o seu erro e ainda por cima, ser bem sucedido?

- Coragem não é a ausência de medo, é agir apesar dele;

- Foque na sua mensagem, não em você.


Perder o medo de falar em público como tudo na vida é um processo que pode ser longo para algumas pessoas, mas é imprescindível afinal, como você vai comunicar para o mundo o propósito do seu negócio de moda se tem vergonha de falar?

É importante lembrar que ainda que estejamos falando com pessoas de altos cargos ou contatos profissionais importantes, eles ainda são pessoas, passíveis de erro como eu e você.


Você acha que eu acordei numa manhã querendo falar no youtube, correndo o risco de ninguém assistir e naturalmente liguei essa câmera e comecei a falar?


Claro que não, eu tive vergonha: vergonha do que os outros iriam achar, mas mais vergonha ainda de não conseguir passar claramente o que eu tinha me proposto a passar.


Por isso eu estudo até hoje e estou sempre em busca do auto aperfeiçoamento.


Daqui pra frente, leve essas dicas com você e quando chegar o momento de falar em público, seja em uma palestra ou até mesmo gravando vídeos, se bater aquele nervosismo, lembre-se que eu estou torcendo por você.

ÚLTIMOS POSTS

Cadastre-se agora e receba gratuitamente atualizações, artigos e dicas exclusivas para assinantes!

INSTAGRAM

ENTRE EM CONTATO:

julianaalso.c@gmail.com

  • Instagram - White Circle
  • YouTube - Círculo Branco
  • Facebook - Círculo Branco

Powered by: Juliana Also | 2020