Você é competente?

Ninguém nasce sabendo de tudo e o processo para desenvolver as nossas competências dura toda a nossa vida, mas quanto mais cedo nós descobrimos cada uma delas, mais cedo conseguimos desenvolvê-las.


No vídeo de hoje eu vou compartilhar com você algumas dicas para te ajudar desenvolver ao máximo as suas competências:



O desenvolvimento das suas competências é uma responsabilidade inteiramente sua e elas não nascem com a gente, mas são o resultado de um longo processo de autoconhecimento, foco e muita dedicação.


De uma maneira ou de outra, o nosso diferencial competitivo está diretamente ligado ao quanto nós nos dedicamos a desenvolver cada uma dessas habilidades. Já imaginou do que seria de nós, seres humanos se não tivéssemos desenvolvido a fala? Depois a escrita? E quem sabe até mesmo aprendemos outras línguas?


Todas essas habilidades nos são ensinadas durante a nossa vida, mas existem determinadas características próprias de cada pessoa que não são estimuladas.


É é disso que eu quero falar com você.


O QUE SÃO COMPETÊNCIAS?

- Posse, por parte de uma pessoa ou organização, das características necessárias para se realizar uma determinada atividade;

- Eu comecei trabalhando no setor de direção de arte e terminei no planejamento e mídias sociais, porque consegui identificar algumas características como organização e boa escrita que me levaram a mudar de setor;

- Ser competente é entender e saber desenvolver as nossas capacidades pra focar no que nós fazemos de melhor.



COMO DESCOBRIR NOSSAS COMPETÊNCIAS?

- Auto observação: como nos sentimos quando desenvolvemos cada função do nosso dia a dia?

- Autoconhecimento: pontos fortes e fracos.


COMO DESENVOLVER NOSSAS COMPETÊNCIAS?

- Aprender com o outro: ser mais observador;

- Ouça mais e fale menos;

- Estude sobre suas competências: organização, liderança, falar em público...

- Pratique as suas competências;

- Se é organizado e quer muito montar uma marca de roupas, que tal criar um planejamento anual ou até mesmo mensal com metas até alcançar esse objetivo;

- Ou ainda se é um bom líder, que tal montar um time de profissionais e delegar para eles algumas tarefas da sua empresa;

- Ou ainda se é uma pessoa comunicativa: começar a falar mais sobre o seu negócio de moda e influenciar mais pessoas a acreditarem no seu propósito.


COMO DESENVOLVER NOSSAS NÃO COMPETÊNCIAS?

- O que fazer quando precisamos desenvolver competências que não nos são tão naturais?

- A mesma coisa: identificar e praticar;

- Nossas capacidades são aprendidas por isso não vale à pena desanimar.


Criar um negócio de moda de sucesso requer da gente muito esforço.


Entre pesquisar e entender o que o seu cliente quer até oferecer o seu produto ou serviço final, muitos processos acontecem nesse meio termo.


Ser competente é exatamente isso: dar conta de todo esse processo, independente do fato de termos ou não facilidade com algumas competências específicas que cada negócio requer.


Antes de eu gravar o meu primeiro vídeo eu me preparei, aprendi sobre roteiro, filmagem, edição, e até hoje eu ainda tô aprendendo a mexer nessa nova rede social. Isso sem falar no quão difícil foi pra mim perder a vergonha da câmera.


Não foi só ligar a câmera e filmar.


Por isso eu volto a repetir: para desenvolver as nossas competências primeiro a gente precisa entender o que faz de melhor e depois praticar. E praticar muito.

ÚLTIMOS POSTS

Cadastre-se agora e receba gratuitamente atualizações, artigos e dicas exclusivas para assinantes!

INSTAGRAM

ENTRE EM CONTATO:

julianaalso.c@gmail.com

  • Instagram - White Circle
  • YouTube - Círculo Branco
  • Facebook - Círculo Branco

Powered by: Juliana Also | 2020