5 coisas que aprendi gastando além da conta

28/02/2019

O terror da minha vida começou aos 18 anos e se chama cartão de crédito. Tudo começou com aquele cartão para universitários que me ofereceram na porta da faculdade e eu mal imaginava a encrenca em que estava me metendo e no vídeo de hoje eu vou compartilhar com vocês as cinco coisas que eu aprendi gastando além da conta:

 

 

Eu comecei a faculdade com 18 anos e logo na primeira semana, havia uma pessoa na porta da faculdade oferecendo cartões de crédito fáceis de tirar, somente para universitários.

 

 

Depois desse cartão, eu fiz um de cada fast fashion em que eu comprava e recebi mais um de outro banco que veio junto com o cartão de débito para receber o meu salário na época.

 

Com cinco cartões de crédito, pouca maturidade e muitos apelos de marketing, logo logo eu me vi endividada. Mas eu tirei alguns aprendizados dessa experiência:

 

Aprendizado #1: a soma dos cartões altera o resultado

Várias coisas baratas, quando somadas, dão uma bolada e vários cartões somados então, levam à falência. Por isso, saiba o limite de cada cartão e defina um valor por mês que deve ser a soma de todos os cartões. Por fim, acompanhe seu extrato com regularidade.

 

Aprendizado #2: empresas de cartão incluem gastos desnecessários

Sem que percebamos, empresas de cartão incluem na fatura uma série de taxas, bolsas, seguros... Desative tudo o que for desnecessário.

 

Aprendizado #3: os apelos de marketing vão fazer de tudo para fazer você gastar

Eu trabalhei em um shopping e todos os dias queria comprar. Os apelos de marketing disfarçados de saldão, liquidação e outros “ão” me enlouqueciam e no final das contas, o que restou foi um guarda roupa cheio de coisas que nunca usei e muitas dívidas. Se conheça para saber o que faz sentido para você, evitando gastos desnecessários.

 

Aprendizado #4: dinheiro é tudo de bom

Ver o dinheiro na conta subindo e as dívidas caindo é bom demais. Trabalhe para ter dinheiro e depois faça o seu dinheiro trabalhar para você. Como? Através de investimentos: tesouro, imobiliários… Só então, invista nos seus gastos e experiências pessoais que esse dinheiro poderá possibilitar.

 

Aprendizado #5: um cartão é melhor que cinco

Na verdade, acredito que nenhum cartão é melhor que dez mas na atualidade, o cartão nos aprisiona. Spotify, Netflix, e diversos programas… tudo precisa de um cartão de crédito. Por isso, use-o apenas para compras que não podem ser realizadas via débito e compre apenas o que você tem condição. Lembrando que usando apenas um cartão, o limite vai aumentando aos poucos, por causa da movimentação contínua na conta, mas cuidado! Não use o limite a mais para se endividar novamente...

 

Em julho de 2018, o número de inadimplentes no SPC / Serasa bateu um novo recorde de 6,8 milhões de pessoas.

 

É muito mais comum do que a gente imagina, em algum momento da vida, grande parte da população fez ou fará alguma dívida.

 

Parte da culpa disso é nossa, outra parte da nossa educação. Poucas são as escolas no Brasil onde aprendemos sobre finanças e investimentos.

 

Eu trabalho com moda e sei bem como é ser bombardeado de tendências e looks maravilhosos, mas a pergunta que eu te faço é: vale à pena perder noites de sono buscando uma solução para uma dívida de roupas, só porque elas eram tendências?

 

Responde aqui nos comentários, mas a minha resposta eu já adianto que é um belo e sonoro NÃO.

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

ÚLTIMOS POSTS

Como escrever legendas que ENGAJAM!

May 28, 2020

Como passar CREDIBILIDADE nas redes sociais

May 17, 2020

1/15
Please reload

Cadastre-se agora e receba gratuitamente atualizações, artigos e dicas exclusivas para assinantes!

INSTAGRAM

ENTRE EM CONTATO:

julianaalso.c@gmail.com

  • Instagram - White Circle
  • YouTube - Círculo Branco
  • Facebook - Círculo Branco

Powered by: Juliana Also | 2020