ESTILO PESSOAL: qual é o seu?

Consultores de Estilo, Personal Stylists e Analistas de Cores são algumas das profissões que levam em consideração a teoria dos 7 estilos universais, criada e difundida por Alyce Parsons e Mimi Dorsey em seu livro "Style Source: a teoria dos 7 estilos universais.


O método americano propõe 7 padrões de estilos dentro da consultoria de imagem, que são divididos em estilos base e estilos complementares femininos e de comportamento.


Mas é possível encontrar o seu estilo sozinha? Eu acredito que sim e o video de hoje faz parte da nossa série sobre ESTILO PESSOAL. Nele, vou apresentar de maneira resumida cada um deles, mas calma... Veremos estilo por estilo em posts dedicados exclusivamente à eles daqui pra frente.



ESTILOS BASE

1. Casual

2. Clássico

3. Contemporâneo


ESTILOS COMPLEMENTARES

FEMININOS

1. Romântico

2. Sexy

DE PERSONALIDADE

3. Criativo

4. Moderno


Segundo esse método, dentre todos os estilos, temos 3 principais, sendo 1 estilo base e 2 complementares. Por exemplo, você pode ter traços do estilo casual, romântico e criativo ao mesmo tempo.


Sabe aquele caso comum de nos sentirmos sem roupa para vestir? Provavelmente isso acontece porque você investe muito em apenas um dos seus estilos e pouco nos outros. E com isso, você corre o risco de ficar inclusive caricata demais.


Os estilos complementares são aquela pitada, o quê a mais, o borogodó do seu estilo pessoal, por isso é importante identificar e investir em cada um deles.


ESTILO BASE CASUAL

A mulher que tem como estilo base o casual prioriza o conforto acima de tudo, preferindo pouco salto ou caso use, opta por modelos mais baixos, firmes e grossos.

Quanto aos materiais, ela investe em texturas e tecidos práticos e de fácil manutenção. Opta por uma cartela de cor neutra e veste pouca estampa, justamente para combinar suas peças com mais facilidade.

Passa uma imagem dinâmica, extrovertida, jovem e prática.


ESTILO BASE CLÁSSICO


Atemporalidade é seu mantra e dificilmente cede aos apelos da moda. Possui peças antigas, com cores neutras e pouca ou nenhuma estampa. Seu combo perfeito é a camisa branca, calça alfaiataria e scarpin.

Mulheres com estilo clássico passam a imagem de maduras, discretas e de muita credibilidade, sendo um estilo muito comum no ambiente corporativo devido sua sobriedade.


ESTILO BASE CONTEMPORÂNEO

A mulher com estilo contemporâneo tem como base do seu armário peças clássicas, mas adere às tendências e gosta de consumir informação de moda. Sua cartela de cores é mais abrangente e ela usa as estampas do momento, investindo inclusive em mix de estampas. A sua imagem é fashion e elegante, moderna e atualizada, sofisticada e segura. As pessoas a enxergam como alguém que gosta de cuidar da imagem.


ESTILO COMPLEMENTAR FEMININO ROMÂNTICO

A mulher com estilo romântico gosta de investir em texturas e modelagens delicadas, como renda, babados e tecidos fluidos. Sua cartela de cores é suave, clara e com tons pasteis. Prefere estampas femininas como o floral e o poá, além de estampas fofinhas, como corações e borboletas.

Uma característica da mulher desse estilo é a sua silhueta marcada. Ela também veste muitos vestidos e saias, passando uma imagem meiga, maternal, delicada e acolhedora.


ESTILO COMPLEMENTAR FEMININO GLAMUROSO / SENSUAL

A mulher sensual ou glamurosa gosta de ser o centro das atenções. Se orgulha do seu corpo, valorizando as curvas e modelagens ajustadas e reveladoras. Ela usa cores impactantes e adora o peso visual do preto com vermelho

Investe em texturas ricas como brilhos, paetês, couro e metais. Seus sapatos e acessórios possuem pedrarias, brilhos e tem papel de destaque nos looks. Ela passa a imagem de uma mulher segura que se orgulha da sua imagem.


ESTILO COMPLEMENTAR DE PERSONALIDADE CRIATIVO

Originalidade é a palavra de ordem para a mulher com estilo criativo. Sempre com looks irreverentes, opta por cores e estampas inusitadas. Ela usa todas as cores e gosta do contraste entre elas. Ronda todos os estilos e tem uma pegada casual, com seu toque de originalidade. Passa a imagem de alguém flexível, curiosa e original.


ESTILO COMPLEMENTAR DE PERSONALIDADE MODERNO / DRAMÁTICO

O visual da mulher com estilo moderno deve impactar. Ela veste modelagens assimétricas e looks monocromáticos. Se usar estampas, serão geométricas e ela aposta na textura das peças para tornar seus looks interessantes, como couro e pele.

Ela é geralmente vanguardista, vestindo somente o que ainda não chegou nas lojas. É vista como alguém segura, moderna e antenada.


Agora que você já conhece os 7 estilos universais, ficou mais fácil identificar quais são os 3 que mais combinam com você. É importante lembrar que em muitos casos, você tem o seu estilo definido na sua cabeça, mas ainda não chegou ao seu guarda roupa.


E é esse o propósito dessa série sobre ESTILO PESSOAL: te ajudar a tirar looks ma-ra-vi-lho-sos da mente e colocar na sua vida real. Embora algumas pessoas não saibam, descobrir seu estilo pessoal conta muito sobre a sua personalidade e faz parte também do seu auto conhecimento.


Faça o teste e comece hoje mesmo a criar produções totalmente com a sua cara.

ÚLTIMOS POSTS

Cadastre-se agora e receba gratuitamente atualizações, artigos e dicas exclusivas para assinantes!

INSTAGRAM

ENTRE EM CONTATO:

julianaalso.c@gmail.com

  • Instagram - White Circle
  • YouTube - Círculo Branco
  • Facebook - Círculo Branco

Powered by: Juliana Also | 2020