10 TENDÊNCIAS GLOBAIS DE CONSUMO PARA 2019

Hoje, o conteúdo que eu vou trazer é ouro!


Todos os anos o Euromonitor International, uma empresa de pesquisa de mercado conceituada, divulga a sua já tão conhecida lista com as 10 principais tendências globais de consumo.


A lista de 2019 já saiu e como eu já falei mil vezes aqui, estar por dentro dessas pesquisas e das tendências é essencial pra criar um bom planejamento estratégico. Essa lista de tendências é usada como um verdadeiro guia pra todos os mercados, inclusive pro da moda.


Para o ano de 2019, muito do que eu já comentei no aqui e lá no Instagram estão realmente acontecendo e eu vou compartilhar com vocês agora:


Tendência #1: Agnóstico em relação à idade

O conceito de velhice está mudando e consumidores que vivem mais também gostam de se cuidar. Por isso, o mercado aponta para um lado em que a idade é um estado de espírito e todos os públicos devem ser atendidos igualmente.


Tendência #2: De volta ao básico como símbolo de status

Quem acha que o fenômeno Marie Kondo é coisa da Netflix, tá muito enganado! A frase “menos é mais” virou estilo de vida e trata-se da busca por produtos e experiências autênticas, afastando-se do materialismo em favor da simplicidade e maior qualidade nos serviços e produtos.


Tendência #3: Consumidor Consciente

Posicionam-se eticamente em prol de um planeta e sociedade justos, por isso, consome produtos que não agridam pessoas, animais e recursos naturais.


Tendência #4: Digitalmente juntos

A criação e experimentação em conjunto de tecnologias (redes sociais, apps e jogos por exemplo) tem tudo para crescer este ano.


Tendência #5: Todos são especialistas

Se antes os consumidores dependiam de uma fonte de informação, hoje as empresas precisam inovar frequentemente para atrair novos clientes.


Tendência #6: Encontrando meu JOMO

O FOMO (fear of missing out) cedeu lugar ao JOMO (joy of missing out) - olha Marie Kondo de novo!), ou seja, a preocupação com o bem estar mental e com a conexão consigo são as prioridades para esse público.


Tendência #7: Eu posso cuidar de mim mesmo

Os consumidores estão se tornando cada vez mais auto suficientes, tomando medidas preventivas contra doenças físicas e mentais sem consultar um profissional.


Tendência #8: Eu quero um mundo livre de plástico

Os consumidores declararam guerra ao consumo de plástico e estão cobrando das empresas posicionamentos mais sustentáveis.


Tendência #9: Eu quero agora!

A gratificação instantânea e busca por experiências simples são atitudes que os consumidores estão tomando para conseguir dedicar mais tempo em suas vidas profissionais e sociais.


Tendência #10: Vivendo sozinho

Consumidores mais velhos estão quebrando o estigma de viver sozinhos e abraçando estilos de vida independentes.


Já deu pra perceber que em 2019 a inteligência, ética e preocupação com o mundo vão pautar muitas escolhas de consumo. Já não era sem tempo e se a gente der uma olhada no relatório de 2018 que eu inclusive compartilhei no blog, os primeiros sinais dessa mudança já eram visíveis.


Por isso as empresas que saírem na frente e construírem um posicionamento verdadeiro tem tudo para finalizar o ano com muito sucesso. Inclua o seu negócio também.

ÚLTIMOS POSTS

Cadastre-se agora e receba gratuitamente atualizações, artigos e dicas exclusivas para assinantes!

INSTAGRAM

ENTRE EM CONTATO:

julianaalso.c@gmail.com

  • Instagram - White Circle
  • YouTube - Círculo Branco
  • Facebook - Círculo Branco

Powered by: Juliana Also | 2020