Anos 90: o retorno!

Do início dos anos 2000 pra cá, houveram poucos momentos na moda em que algo totalmente inovador fosse criado. De lá pra cá, seguimos revisitando as épocas passadas: do neon vindo dos anos 80 ao mom jeans dos anos 90. No vídeo de hoje a gente vai bater um papo sobre uma época não tão distante e o motivo do seu retorno: os anos 90!



Desde que as roupas existem, muitas mudanças no vestuário aconteceram. Se antes as mulheres usavam vestidos com saias amplas e espartilhos, agora usam skinny jeans.


E olha, muita coisa aconteceu no mundo da moda: as cores, as estampas, os tecidos, os caimentos, peças que antes eram do vestuário masculino vieram pro feminino e vice- versa.


Citando André Carvalhal, autor do livro Moda com Propósito, “nós forçamos o tempo e não demos conta de acompanhar”.


A corrida pelo lançamento de tendências a cada seis meses - e olhe lá, porque a gente sabe que existem marcas que lançam coleções a cada semana - acabou fadigando a indústria, que agora recria épocas passadas dando um toque de modernidade.


COMO ERAM OS ANOS 90?

Os anos 90 foram marcados por uma série de novas descobertas e acontecimentos. Os jovens daquela época lutaram pela busca da própria expressão, muitos preconceitos e barreiras foram quebrados e como consequência, as pessoas começaram a usar a moda para traduzir uma identidade própria.


Ainda haviam resquícios dos anos 60 e 70, mais conservadores, e as pessoas ainda usavam a moda como maneira de entrar no padrão. Porém, os anos 90 foram aquele momento da virada, o encontro entre o antigo e o novo, dando margem pra mudanças significativas na sociedade.


MAS PORQUE OS ANOS 90?

Bom, vamos combinar que nos anos 90 ainda não tinha internet, nem celular. Pra falar com os amigos era necessário ligar pra casa deles e se eles não estivessem em casa, a gente ia ter que pacientemente esperar e retornar depois. Apesar disso, a gente se virava muito bem, obrigada!


No início dos anos 2000 houve o boom da internet e smartphones, a distância diminuiu - e a cobrança aumentou. Agora, uma mensagem visualizada e não respondida no whatsapp gera brigas: de um lado a pessoa que enviou a mensagem querendo uma resposta, do outro, a pessoa que recebeu a mensagem, está ocupada e não pode responder naquele momento.


Os anos 90 são um híbrido de uma época com menos cobranças, porém com menos informação com uma época cheia de cobranças mas em compensação, também cheia de informação, e informação acessível!


MODA DOS ANOS 90

Como eu citei anteriormente, os anos 90 foi aquela época em que muitas mudanças sociais aconteceram e a moda começou a ser usada como ferramenta de diferenciação.


A roupa era uma maneira de expressar um estilo de vida, tudo experimental e sem barreiras: se um dia você acordasse de mau humor, colocava uma camisa xadrez de flanela no estilo grunge e ia pra luta, se no outro acordasse super feliz, investia nas cores vibrantes e chamativas.


A questão do estilo pessoal ainda estava em desenvolvimento, por isso a moda daquela época era tão experimental.


PEÇAS DOS ANOS 90 QUE ESTÃO EM ALTA AGORA

- Camisa de flanela

- Peças íntimas no look

- Saias longas

- Pantalonas

- Animal print

- Mom jeans

- Blazers acinturados

- Tiaras

- Tamancos


A nostalgia é a sensação de saudade idealizada, ou seja, a gente idealiza um momento perfeito e se perde pensando nele.


Sem dúvidas o momento atual é histórico, muitos preconceitos estão sendo derrubados, a moda está se democratizando e classes sociais que antes não tinham acesso ao mundo da moda, agora entendem e consomem boa parte desses produtos.


Ao mesmo tempo, nunca estivemos tão cansados: a vida perfeita no instagram, o grupo do trabalho no whatsapp e os vlogs de viagem no youtube contribuem para aquela sensação de que a grama do vizinho é mais verde e a nossa vida é entediante.


Uma maneira de estarmos com o pé nesses dois mundos ao mesmo tempo, é usando a moda daquele momento pra refletir a nossa vontade de alcançar uma vida leve e sem cobranças de um lado, e cheia de aventuras e realizações do outro.


E aí, você também já parou pra pensar porque as tendências são tendências e como a moda é realmente essa ferramenta de expressão social?

ÚLTIMOS POSTS

Cadastre-se agora e receba gratuitamente atualizações, artigos e dicas exclusivas para assinantes!

INSTAGRAM

ENTRE EM CONTATO:

julianaalso.c@gmail.com

  • Instagram - White Circle
  • YouTube - Círculo Branco
  • Facebook - Círculo Branco

Powered by: Juliana Also | 2020