Bye bye likes!

07/05/2019

Tudo começou com um burburinho no final de abril e na semana passada o pior pesadelo dos criadores de conteúdo aconteceu: o Instagram vai parar de mostrar o número de curtidas nas suas postagens.

 

De um lado chororô, do outro comemoração. Afinal, que impactos o sumiço dos likes vai gerar na vida de quem trabalha com internet? É sobre isso que a gente vai falar no vídeo de hoje.

 

 

 

 

No dia 30 de abril, semana passada, o Facebook realizou a sua já conhecida conferência F8, onde apresenta as novidades e mudanças em seus aplicativos.

Entre as novidades, uma relacionada ao Instagram foi confirmada e já entrou em teste no Canadá: o novo recurso que “esconde” o número de likes nas postagens do feed do Instagram.


Ao contrário do que muitos pensavam, essa atitude foi amplamente apoiada pelos usuários do app, e eu te explico o porque agora:

 

RECURSOS ANTI BULLYNG

Adam Mosserri, que é o chefe do app revelou que à partir de agora haverá uma verdadeira campanha anti bullyng no Instagram. Começando pelo recurso NUDGE que vai avisar os usuários prestes a postar algo ofensivo que não façam isso. Teremos também agora o MODO AUSENTE, que é um recurso criado pra ser utilizado em momentos intensos, onde a gente não deve mexer nas redes sociais. 

 

Outra novidade é o GERENCIAMENTO DE INTERAÇÕES que vai permitir aos usuários escolherem que tipo de interação desejam ter com cada pessoa, sem precisar necessariamente bloquear alguém.

Uma notícia ótima para os influencers e lojas é que muito em breve eles poderão fechar a compra dos seus seguidores pelo próprio app, sem precisar ir para um e-commerce.

Mas vamos à notícia mais bombástica de todas, e a que me fez criar esse vídeo: adeus likes!

 

COMO PROCEDER

Como proceder? Bom, eu vou te falar algumas coisas. A primeira é que isso ainda não chegou no Brasil, então calma aí, não se desespere. A segunda é que o número de likes vai desaparecer apenas para os seus seguidores. Você ainda vai ter acesso à essas informações e vai poder passar pros seus clientes e parceiros sem problema. A terceira é que o número que verdadeiramente interessa aos seus clientes e parceiros é outro, o de engajamento, não o de likes. Se você não sabe disso, você tá fazendo algo muito errado aí, viu...

 

SEJA CRIADOR DE CONTEÚDO

A verdade é que se você se denomina criador de conteúdo, você acabou de receber uma oportunidade única nas suas mãos. Agora você vai poder se desafiar, aprender mais, fazer cursos, se especializar no seu conteúdo e aí sim, verdadeiramente agregar algo na vida dos seus seguidores. Agora é o momento de separar quem tem um propósito de quem está a procura de ibobe. Então, sinta-se livre pra experimentar formatos, ousar mais, entender de fato o que você tá fazendo na internet e criar conteúdos memoráveis.

Os seus seguidores te seguem por um motivo. Retribua.

 

TERRENO ALUGADO

Por fim, eu preciso te lembrar de um conteúdo que eu já fiz aqui no youyube e vou deixar linkado aqui na descrição onde eu falo sobre construir nossa casa em terreno alugado, ou seja, criar nossos conteúdos APENAS em plataformas que não temos o menor controle, como as redes sociais.

 

Nesse vídeo eu falei sobre a importância de se ter uma plataforma pessoal e personalizada, seja um site, um blog ou uma lista de assinantes no email.

 

Assim que eu li a notícia de que o número de likes iria desaparecer justamente para diminuir a competitividade, a ansiedade e consequentemente a depressão, que a gente sabe que é algo real e que alcança milhares de pessoas no mundo, senti um peso saindo das minhas costas.

 

É verdade que ninguém é responsável pelas frustrações alheias e que se fosse assim, ninguém nunca postaria nada, afinal alguém poderia se “auto pressionar” a ter uma vida perfeita que não existe.

 

Mas também é fato algo que eu sempre bato na tecla e que muitas pessoas acham clichê que é o seguinte: tenham um propósito.

 

Se você tem um propósito, principalmente no início do seu negócio ou carreira, você consegue se manter de pé mesmo com poucos likes, ou porque ninguém respondeu a sua enquete no stories, ou porque você passou um dia inteiro sem publicar e ficou se cobrando demais.

 

As redes sociais são feitas de pessoas e para pessoas. Sejamos mais humanos, então.

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

ÚLTIMOS POSTS

Como escrever legendas que ENGAJAM!

May 28, 2020

Como passar CREDIBILIDADE nas redes sociais

May 17, 2020

1/15
Please reload

Cadastre-se agora e receba gratuitamente atualizações, artigos e dicas exclusivas para assinantes!

INSTAGRAM

ENTRE EM CONTATO:

julianaalso.c@gmail.com

  • Instagram - White Circle
  • YouTube - Círculo Branco
  • Facebook - Círculo Branco

Powered by: Juliana Also | 2020