Isso pode salvar o seu negócio

16/01/2020

Aí você tá trabalhando feito uma condenada criando promoções, liquidações, saldões e outros “ões” pra conseguir vender e ainda assim não consegue lucrar.

 

Agora se eu te disser que existe uma estratégia que além de te possibilitar vender o seu produto ou serviço por um valor justo ainda fideliza clientes e te dá autoridade no mercado?

 

No vídeo de hoje eu vou te explicar uma estratégia de comunicação que pode literalmente salvar o seu negócio.

 

 

Durante o tempo em que eu trabalhei em agências, sem dúvidas as campanhas que eu mais amei produzir foram as institucionais, por diversos motivos, mas principalmente porque mostravam uma parte das marcas que poucos estavam acostumados a ver.

 

Explico: existem dois tipos de campanhas, as promocionais e as institucionais.

 

Campanhas promocionais são criadas para vender produtos ou serviços.

 

Já as campanhas institucionais são aquelas criadas não para promover produtos ou serviços e nem mesmo aumentar o lucro. Elas são campanhas que divulgam uma mensagem de cunho social, cultural ou cívico.

 

CAMPANHAS INSTITUCIONAIS

- são aquelas campanhas criadas pra comunicar os valores,  a imagem, missão, visão e propósito das marcas

- divulgam a filosofia e objetivos divulgando a sua marca

- ainda assim, o seu objetivo no final das contas acaba sendo promocional

- consumidores preferem empresas conhecidas e com uma boa imagem no mercado

 

RAZÕES PARA INVESTIR

- disseminar um posicionamento: reforça a identidade, levanta uma bandeira, mostra uma essência e por fim, o real propósito da marca. quanto mais investir, mais se destacará da concorrência

- ser reconhecida, ou ganhar autoridade com o público: entender quem se relaciona com a sua marca (funcionários, clientes, possíveis clientes, fornecedores, comunidade…) e os impactos desse relacionamento

- aumentar o valor percebido: é o valor simbólico atribuído às marcas pelos consumidores e depende de como o posicionamento da marca está sendo trabalhado. ele é capaz inclusive de possibilitar o aumento do preço de produtos e serviços

- humanizar a marca: já falei um milhão de vezes: as pessoas não buscam apenas a compra, elas buscam relacionamento. no mundo digital, humanizar a marca é interagir, mostrar o rosto não só online como offline.

 

BRANDING

- acho que já deu pra entender porque eu AMO trabalhar com branding, né?

- campanhas institucionais são uma das ferramentas de comunicação do branding

- gestão de marca

- trabalha no posicionamento, na humanização, no valor percebido, em tudo!

- é construção diária

- o branding tira a sua marca do pedestal inalcançável, humaniza e cria empatia

- fideliza clientes, tornando-os fãs

- como você gostaria que a sua marca fosse percebida? que sensações você quer que ela passe aos seus clientes? e experiências?

- invistam em branding

 

O Branding é a ferramenta que que domino, é o que eu faço de melhor e por isso posso falar com propriedade: invista nele.

Campanhas Institucionais, apesar de gerarem todos os impactos que eu citei ao longo desse vídeo, são apenas a ponta do iceberg de um bom trabalho de branding.

 

Por isso eu acredito tanto que uma boa gestão de marca pode literalmente salvar negócios a beira da falência.Não é achismo. Eu vi. Vou citar um exemplo que você com certeza conhece:

 

Pra que a Coca Cola faz o famoso trem de caminhões que passeiam pelas cidades com um papai noel durante o Natal? Pra vender mais? Não. Ela não precisa.

 

Ainda assim, essa é uma maneira de humanizar a marca, trazendo o bom velhinho que é amado pelas crianças e encantando os pais com o desfile. Isso traz sentimentos positivos, cria experiência de marca e obviamente, durante a ceia, a probabilidade de todos tomarem uma coca gelada é bem maior.

 

Conseguiu entender a importância de uma campanha institucional e de todo o processo de branding por trás dela? Pense um pouco: como eu posso usar campanhas institucionais para levar adiante o propósito e o posicionamento da minha marca?

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

ÚLTIMOS POSTS

Como escrever legendas que ENGAJAM!

May 28, 2020

Como passar CREDIBILIDADE nas redes sociais

May 17, 2020

1/15
Please reload

Cadastre-se agora e receba gratuitamente atualizações, artigos e dicas exclusivas para assinantes!

INSTAGRAM

ENTRE EM CONTATO:

julianaalso.c@gmail.com

  • Instagram - White Circle
  • YouTube - Círculo Branco
  • Facebook - Círculo Branco

Powered by: Juliana Also | 2020