Tendências para o Instagram em 2020

16/01/2020

Quem trabalha com Instagram sabe que a gente vive num eterno relacionamento de amor e ódio com essa plataforma.

 

A gente ama compartilhar, mas odeia os algoritmos, é ou não é? E é por isso que eu vim aqui pra te ajudar!

 

No vídeo de hoje a gente vai falar sobre as principais tendências pro Instagram em 2020. Isso vai te ajudar a planejar os seus conteúdos certeiros, que tenham um alcance alto e engajem bastante.

 

 

O final de 2019 foi marcado pela popularização do TikTok e o que paira no ar é uma nuvem de incertezas a respeito do Instagram.

 

Some isso ao fato dessa plataforma ser responsável por diversos casos de ansiedade e depressão, derivados da comparação com outras pessoas que tem vidas perfeitas.

 

Por isso o vídeo de hoje é aqueles que você precisa pegar um caderninho e anotar, porque as dicas que eu vou compartilhar com você vão te ajudar muito na hora de criar seus conteúdos de maneira mais acertada.

 

 

FOCO NO IGTV

O igtv foi lançado em junho de 2018 e no início poucos eram os usuários que faziam uso dessa ferramenta.

Acostumados com o youtube como somos, a gente demorou até se familiarizar com o igtv, mas o fato é que durante esse um ano e meio, a situação começou a se reverter.

 

As influenciadoras começaram a apostar nesse formato de conteúdo e aos poucos, o igtv começou a ganhar notoriedade, por isso, ele é uma grande aposta da plataforma pra 2020.

 

Uma dica que eu posso dar pra quem vai se aventurar no Igtv é criar séries. A camila coutinho, vanguardista como sempre, criou um programa de entrevistas em parceria com a Nívea que foi muito bem aceito e teve um engajamento altíssimo. Fica a dica!

 

 

CONTEÚDO EM VÍDEO

Criado pra ser uma plataforma de compartilhamento de fotos, aos poucos o instagram começa a mudar e algo que tem crescido muito são os conteúdos em vídeo.

 

Se você acredita que as fotos são ótimas pra compartilhar experiências, acredite, os vídeos aproximam ainda mais!

 

Por serem dinâmicos e mostrarem muito mais do que o que vemos numa foto estática, eles proporcionam o que a gente tem falado muito por aqui e pelos meus outros canais: uma experiência única.

 

Eu vou te dar um exemplo pessoal: eu adoro seguir perfis de viagens, ver as fotos e dicas, mas o que realmente prende a minha atenção são os vídeos, que mostram uma experiência mais ‘sensorial’, a gente realmente se sente parte daquilo.

 

Eu sei que isso pode ser desafiador, e é! mas a dica tá dada, agora é com você!

 

 

MICRO INFLUENCIADORES

A tendência que começou em 2019 ganha destaque em 2020. Os micro influenciadores são pessoas comuns, com um dia a dia mais próximo da realidade dos seus seguidores.

 

Eles geram identificação e mostram uma vida realista. Grandes marcas já entenderam isso e começaram a investir nesse tipo de conteúdo, por isso, esteja atenta!

 

 

QUEDA NO ALCANCE E ENGAJAMENTO

Infelizmente, zuckerberg está fazendo com o instagram o mesmo que fez com o facebook.

 

Em agosto de 2019 ele duplicou o número de anúncios na plataforma e com o aumento de contas sendo criadas, bum! ainda mais anúncios!

 

A luta pra se manter de pé em 2020 será intensa, por isso se prepare, fique atenta e não se culpe tanto se as coisas derem uma caída no seu perfil.

 

A estratégia é justamente essa, fazer com que as marcas só sejam vistas se investirem pesado em publicações patrocinadas, afinal, o instagram é responsável por ¼ da fortuna de zuckerberg.

 

 

INTEGRAÇÃO DE COMPRAS

Um recurso maravilhoso pra quem tem pequenos negócios é a lojinha do instagram. É possível comprar em postagens do próprio feed e até mesmo nos stories!

 

Sem contar que essa é mais uma oportunidade de aumentar as suas vendas sem precisar criar um e-commerce.

 

É menos trabalho e mais facilidades, principalmente se a sua empresa for só você ou se você tiver poucos funcionários.

 

 

LIVES

Sucesso total em 2019, a promessa é de que em 2020 as lives continuem a bombar. Dessa vez a graça está em criar lives com amigos e parceiros e a minha dica é que você se programe pra fazer uma live por semana.

 

E não se preocupe se nas primeiras tentativas o número de espectadores seja pequeno, apenas mantenha a constância.

 

 

CUIDADOS COM A SAÚDE MENTAL

Quando se fala em redes sociais mais prejudiciais, o instagram está no topo! São inúmeros conteúdos com momentos perfeitos, viagens e edições bem elaboradas.

 

E tudo isso gera o que temos chamado de gatilhos, que nessa rede social especificamente estão muito ligados à ansiedade e solidão

 

Por isso, pessoas estão começando a abandonar o instagram e um dos grandes desafios pra 2020, assim como a luta contra os algoritmos, é a percepção e luta contra gatilhos que possam reforçar comportamentos nocivos.

 

 

 

 

Em 2020 o Instagram promete gerar muita coisa legal, mas ao mesmo tempo, esse pode ser um dos anos mais desafiadores pra quem trabalha com a plataforma.

 

Por isso, sair na frente com as tendências que eu compartilhei com você hoje, com certeza vai te ajudar a ter uma vantagem maior.

 

Agora é colocar a mão na massa e planejar conteúdos que vão de fato impulsionar a sua marca nessa plataforma.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

ÚLTIMOS POSTS

Como escrever legendas que ENGAJAM!

May 28, 2020

Como passar CREDIBILIDADE nas redes sociais

May 17, 2020

1/15
Please reload

Cadastre-se agora e receba gratuitamente atualizações, artigos e dicas exclusivas para assinantes!

INSTAGRAM

ENTRE EM CONTATO:

julianaalso.c@gmail.com

  • Instagram - White Circle
  • YouTube - Círculo Branco
  • Facebook - Círculo Branco

Powered by: Juliana Also | 2020