Auditivo, Cinestésico ou Visual: como você pensa?

06/03/2020

Você já parou pra se perguntar porque entre duas pessoas, com as mesmas experiências, condições e estudos uma alcança o sucesso e outra não?

 

A Programação Neuro Linguística defende que nós somos guiados por três Sistemas Representacionais e que são eles os responsáveis pela nossa percepção individual do mundo.

 

No vídeo de hoje eu vou te ajudar a entender e “ler” as diferenças entre pessoas visuais, auditivas e cinestésicas.

 

 

Quando eu era adolescente, eu li um livro chamado A Magia do Marketing Pessoal - O Segredo das Pessoas Bem Sucedidas e recentemente, vi ele pelo Instagram de alguém, me lembrei dele e resolvi trazer esse conteúdo pra cá porque eu realmente acho muito interessante!

 

O livro basicamente questionava o porquê de algumas pessoas terem exatamente a mesma experiência de vida e ainda assim, umas obtém sucesso enquanto que outras não.

 

A tese desse livro é baseada na PNL ou Programação Neuro Linguística, que defende que cada ser humano interpreta a realidade de acordo com o seu sentido mais desenvolvido.

 

PNL

- Nós possuimos 5 sentidos: visão, audição, tato, olfato e paladar

- A Programação Neuro Linguística divide os sentidos em apenas três Sistemas Representacionais: Visual, Auditivo e Cinestésico

- Todo mundo tem os três sentidos, e embora o equilíbrio entre eles seja importante, geralmente a gente tem um deles mais desenvolvido

- Você já parou pra se perguntar como recebe as informações do mundo no dia a dia?

- Vamos fazer de conta que você é uma universitária. Como você acha que conseguiria reter mais conteúdo durante as aulas? Vendo slides com design diferenciado como infográficos, escutando a aula ou debatendo com o professor?

- Não existe certo ou errado, mas segundo a PNL, a maneira como cada uma de nós recebe essas informações é diferente e explica porque duas pessoas que tiveram a mesma experiência de vida, tem resultados totalmente diferentes.

 

VISUAL

- Alto nível de energia

- Inquietas e observadoras

- captam os detalhes

- visualizam imagens na mente

- fazem anotações

- preferem trabalhar em locais tranquilos para se concentrar

- o cliente visual: possuem memória fotográfica, são persuadidos com apresentações visuais, mostre aspectos do seu produto como design e material. Deixe o cliente observar, não precisa se prender a grandes explicações. Cuidado com a apresentação dos seus produtos (amassados, sujeira, embalagem…)

 

AUDITIVO

- prefere que expliquem as coisas do que ler ele mesmo

- desenvolve conversas sem problemas mesmo olhando para o lado

- relaxadas, comunicativas, se expressam muito bem

- gostam de conversar

- lembram cada palavra que ouvem

- o cliente auditivo: gosta de conversa. Não fale algo que não vá cumprir, pois esse cliente lembra todos os detalhes da conversa. Faça argumentações seguras e corretas. Esses clientes são pontuais e gostam de ser atendidos prontamente. Detestam tumulto, por isso fazem compras em dias mais tranquilos.

 

CINESTÉSICO

- vive pelas paixões

- prefere experimentar coisas ao se informar sobre elas

- gostam de trabalhos manuais (tato)

- gostam de contato físico

- o cliente cinestésico: exigente em todos os detalhes, ofereça água ou café, desenvolva uma relação. São emotivos, gostam de tocar, cheirar, sentir o produto. Não expõem suas emoções por medo de perder o controle e acabam não conseguindo passar adiante o que procuram durante a compra. São desconfiados, gostam de ambientes agradáveis e limpos. Gosta de ser paparicado.

 

Depois de ter aprendido sobre os Sistemas Representacionais, você já conseguiu entender se a sua forma de pensar é visual, auditiva ou cinestésica?

 

Entender sobre comportamento humano é fundamental para negócios de moda, afinal, tem algo mais íntimo do que falar sobre a imagem de alguém?

 

Ao aprender como se comportar com cada pessoa, você gera conexão. Por isso, os Sistemas Representacionais são uma ótima maneira de compreender a sua clientela e manter um relacionamento agradável com cada tipo de cliente que procurar os seus produtos ou serviços.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

ÚLTIMOS POSTS

Como escrever legendas que ENGAJAM!

May 28, 2020

Como passar CREDIBILIDADE nas redes sociais

May 17, 2020

1/15
Please reload

Cadastre-se agora e receba gratuitamente atualizações, artigos e dicas exclusivas para assinantes!

INSTAGRAM

ENTRE EM CONTATO:

julianaalso.c@gmail.com

  • Instagram - White Circle
  • YouTube - Círculo Branco
  • Facebook - Círculo Branco

Powered by: Juliana Also | 2020