Entenda o posicionamento da sua marca agora!

06/03/2020

Toda marca deseja ser lembrada de maneira positiva, por isso, definir um posicionamento é uma das primeiras iniciativas do branding para padronizar a imagem de uma empresa de tal maneira que todos os pontos de contato com a clientela passem a mesma mensagem com o mínimo de ruído possível.

 

O posicionamento nada mais é do que como a sua marca quer ser percebida pelo mundo e como os seus compradores irão perceber seu diferencial diante da concorrência.

 

Mas como definir e de fato, colocar em prática um posicionamento?

 

 

O posicionamento de marca é um dos principais pontos que devemos levar em consideração na hora de fazer o branding do nosso negócio de moda.

 

Isso porque à partir dele você vai conseguir utilizar os valores da sua marca que diferencia ela da concorrência pra criar uma estratégia de comunicação eficiente e acima de tudo, verdadeira.

 

Desde já, eu te adianto que o posicionamento não é campanha de marketing, apesar de poder ser utilizado pra criar uma campanha. Ele não é um fim, ele é o meio que marcas como Havaianas, Colcci e Melissa utilizam pra se aproximar do seu público e criar uma comunidade própria de clientes fiéis.

 

Não se engane: não importa se você tem uma lojinha no Instagram ou uma loja âncora no maior shopping da sua cidade, você precisa ter um posicionamento.

 

CASES

- Havaianas: uma crise no início dos anos 90 quase levou a marca de chinelas de dedos mais famosa da atualidade à falência. No início de tudo, só havia um modelo simples, com palmilha branca e tiras azul claro, amarelo ou preto. A solução encontrada foi criar mais 40 opções de modelos e você acha que eles diminuíram o valor da sandália? Não! Eles triplicaram e investiram pesado em propagandas com celebridades que passavam uma mensagem clara: todo mundo usa.

- Colcci: no início a Colcci era uma marca pequena, que vendia moda adolescente, mas com o passar do tempo, começou a cair na mesmice. Foi quando resolveram mudar o posicionamento, aderindo mais às tendências de moda e contratando ninguém mais, ninguém menos do que Gisele Bundichen, na época uma das modelos mais famosas do mundo pra estrelar todas as suas campanhas, sempre trazendo um ar de balada. Não à toda, hoje a marca tem desfiles anuais no SPFW.

- Melissa: o que falar dessa marca que todo mundo conhece e considera pacas? kkk brincadeiras à parte, a Melissa é um verdadeiro case de sucesso quando o assunto posicionamento e o segredo está na criatividade e no conceito artístico da empresa. É só piscar os olhos pra perder um modelo que virou hype. A Melissa utiliza a cultura pop com ingrediente na hora de criar seus novos modelos e hoje tem até loja em NY. Mas o ponto alto é a sua comunidade de melisseiras, clientes fiéis que colecionam cada modelo com o mesmo entusiasmo da primeira compra.

 

COMO CRIAR O SEU POSICIONAMENTO

- como você quer ser percebida? não é como eles vêem, é como você quer que eles vejam

- a quem seu produto se destina? qual dor seu produto resolve? qual o diferencial em relação à concorrência?

- posicionamento é diferente de imagem: enquanto um é o que você quer ser, outro é o que você já é e o ideal é que em determinado momento, ambos passem a mesma mensagem

- precisa ser constante: apple e coca cola não deixam de fazer propaganda, você também não deve

- como o seu consumidor percebe  a sua marca?

- exemplos de posicionamento social: sustentável, feminista, anti racista

- exemplos de posicionamento de imagem: moderno, glam, rocker, minimalista

 

ATRIBUTOS TANGÍVEIS E INTANGÍVEIS

- Marcas de moda levam consigo um ponto importante, a diferenciação entre atributos tangíveis e intangíveis

- tangíveis: materiais, modelagem, textura, design…

- intangíveis: status, diferenciação, personalidade própria

 

ESTRATÉGIAS DE POSICIONAMENTO

- que segmento deseja atender e que diferenciais são importantes?

- quais são os seus valores? - explicar o que são valores

- Sophia Amoruso: de Nasty Gal à Girl Boss, quem manda é a marca pessoal

- como comunicar o seu posicionamento: conteúdos, promoções, colaborações

 

No final de tudo, um bom posicionamento é a união entre um propósito, uma bandeira que a marca levanta e a estratégia de comunicação que irá fazer com que o público de maneira geral entenda e compre esse propósito.

 

É importante salientar que um posicionamento precisa ser verdadeiro, porque as pessoas são informadas e qualquer vacilo que a sua marca der que vá contra o posicionamento que ela vende, não será facilmente perdoado.

 

Precisa ser verdadeiro porque precisa ser algo que você não tenha medo de comunicar, além disso, precisa ser algo que você queira comunicar.

 

Algumas pessoas tem dificuldade demais em encontrar um posicionamento, outras entendem como criar o seu com extrema facilidade, e eu não sei qual é o seu caso, mas se você está tendo dificuldades, aqui vai a minha última dica: como você pode usar a sua marca pra comunicar uma bandeira na qual você realmente acredita?

 

Eu uso a minha marca pessoal e empresarial pra empoderar mulheres através da carreira em moda. Você pode usar a sua marca pra fomentar a quebra de padrões ou tornar o mundo mais sustentável.

 

O legal de tudo isso é que ao longo do caminho você vai entender melhor tanto sobre a sua marca, quando sobre você.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

ÚLTIMOS POSTS

Como escrever legendas que ENGAJAM!

May 28, 2020

Como passar CREDIBILIDADE nas redes sociais

May 17, 2020

1/15
Please reload

Cadastre-se agora e receba gratuitamente atualizações, artigos e dicas exclusivas para assinantes!

INSTAGRAM

ENTRE EM CONTATO:

julianaalso.c@gmail.com

  • Instagram - White Circle
  • YouTube - Círculo Branco
  • Facebook - Círculo Branco

Powered by: Juliana Also | 2020