Gen Z x Mudanças de Mercado

Cada geração é diferente da outra. Eu nasci num mundo diferente dos meus pais e avós, por isso penso de uma determinada maneira.

A geração atual, chamada GenZ é a geração que veio depois da minha e os hábitos de consumo de mercado de agora em diante são ditados por esse jovens.

Por isso é tão importante entender como eles pensam e o que eles esperam das marcas.

No vídeo de hoje eu trago um dossiê completo sobre a Geração Z e porque é tão importante acompanhá-la, mesmo que ela não seja o público da sua marca de moda.

A geração Z é bem diferente da última geração, a geração Y ou os chamados Millenials, que é também a minha geração.

Nós, os Millenials nascemos num mundo sem internet vimos toda a revolução e acesso que as redes sociais trouxeram.

Já a geração Z são os jovens que tem entre 18 e 24 anos, que já nasceram num mundo onde a internet bombava e o acesso à informação era muito mais fácil.

Eu lembro de ter dúvidas e ir pesquisar na biblioteca da minha escola quando fazia ensino médio e olha que naquela época eu já tinha celular, eram os chamados aparelhos polifônicos (quem lembra kkk), mas ainda assim, o nosso relacionamento com a internet era muito tímido.

Hoje qualquer adolescente tem nem que seja um smartphone super simples, mas com acesso às redes sociais e à internet.

Mas afinal, o que busca a geração Z? O que devemos observar e absorver dela?

QUEM SÃO

- Os jovens da Gen Z gostam de experimentar! Eles estão em busca de um propósito e anseiam por causar impactos positivos nas suas comunidades. Eles querem mudar o mundo!

- Por isso, se relacionam com marcas que criam experiências, possuem propósito, são verdadeiras, transparentes e tem um diferencial.

- Eles, que segundo pesquisas apontam, serão o maior grupo de consumidores do mundo, não conheceram o mundo sem internet.

HÁBITOS DE CONSUMO

- A nova geração não liga pra salario fixo e garantia de carteira assinada, muitos empreendem, se envolvem em grupos, fazem colaborações.

- E justamente por terem uma visão de futuro incerta, anseiam por resultados.

- Nao trabalham sem fazer algo de bom pro mundo, sem propósito, querem deixar um legado

- Porém, possuem muita dificuldade em trabalhar em equipe, principalmente com pessoas mais velhas, uma vez que estão sempre querendo inovar, quebrar padrões, o que é maravilhoso, mas é preciso ter disciplina, pé no chão e pensar no que isso vai trazer de impacto positivo pra empresa em que estão.

- Em contrapartida, são defensores do mercado colaborativo, acreditam que colaborar é melhor do que competir

- 49% querem um negócio próprio e 75% querem transformar hobby em ocupação

INFORMAÇÃO X SAÚDE MENTAL

- Eles apostam na produção de conteúdos e por terem vivido num mundo onde a informação está sempre disponível, esses jovens são imediatistas, irritados e muitos sofrem de depressão e ansiedade.

- Eles são individualistas, singularidade é prioridade

- Não se assustam com as diferenças

- Demoram a entrar na vida adulta e abraçar responsabilidades e talvez esse seja um dos motivos pelos quais mais da metade da GenZ ter dificuldade em controlar suas finanças.

PORQUE OBSERVAR A GERAÇÃO Z

- Se o seu público não faz parte da Geração Z, ainda assim você precisa observá-la

- A geração vigente é a que define todas as tendências de consumo do mercado, é dela que todas as mudanças virão. Por isso, entendendo o que ela busca, você pode adaptar o seu negócio e se manter sempre atualizada

- Mantenha-se aberta e atenta ao mercado. Isso irá transformar a sua marca

COMO AS MARCAS DEVEM SE POSICIONAR

- Esses jovens adultos estão cada vez menos conectados com as grandes marcas. A busca pela autenticidade é constante, por isso, eles consomem muito de marcas pequenas e locais

- Segundo dados fornecidos pelo Google, o que importa é o coletivo: 85% dos jovens estão dispostos a doar parte do seu tempo para alguma causa e dentre eles 43% preservação ambiental, 20% diversidade, 19% racismo, 11% feminismo, 11% descontrução de estereótipos (pesquisa realizada pelo google consumer service)

- Sempre em busca de autenticidade, verdade e realidade, a publicidade comum na funciona com eles, que acreditam no marketing de inclusão: o que importa é o coletivo.

- Eles são hiperconectados com o virtual e preocupados com o real

- três eixos temáticos que esses jovens se interessam

- futuro: cresceram durante a crise econômica global, começaram a trabalhar num mercado em mudança e acompanham de perto os efeitos das mudanças climáticas, por isso, muitos empreendem e prezam por modelos de negócios que valorizem o coletivo, para lidar com a insegurança com o futuro

- definição de sucesso: 33,2% negocio proprio, 19% trabalhar com causas ambientais e ecologicas (google consumer survey)

- no youtube, busca por videos com o termo empreendedorismo cresceu 200% e o termo profissionais autonomos cresceu 265% comparando os anos de 2017 e 2018

- familia: todos os grandes influenciadores, como winderson nunes e felipe neto já fizeram ao menos um video falando sobre familia e relacionamentos, criando uma referência sólida sobre o que é realmente família e como se relacionar

- diversão: musicas, games, smartphones

- smartphone: único universo em que a gen z tenha alguma fidelidade com as marcas

Eu devo confessar que me interesso muito no comportamento da Geração Z porque apesar de ser mais velha, me identifico muito com a visão de mundo deles. Também busco me informar por questão estratégica.

O meu público é em maioria os Millenials, mas ainda assim em segundo lugar, boa parte dos meus seguidores fazem parte da Geração Z.

E mesmo que não fizessem, entender o comportamento dessa geração é entender como o mercado vai se comportar. Logo, é uma maneira de você se planejar, criar um plano de ação pra que a sua marca de moda, seja ela pessoal ou empresarial, permaneça coerente e mais que isso, relevante no mercado.

ÚLTIMOS POSTS

Cadastre-se agora e receba gratuitamente atualizações, artigos e dicas exclusivas para assinantes!

INSTAGRAM

ENTRE EM CONTATO:

julianaalso.c@gmail.com

  • Instagram - White Circle
  • YouTube - Círculo Branco
  • Facebook - Círculo Branco

Powered by: Juliana Also | 2020